Entenda como a criação de site responsivo aumenta a aceitação do seu site em dispositivos móveis e geração de leads.
Atualmente é difícil encontrar alguém que não tenha acesso a um aparelho celular que tenha conexão com a internet, por causa disso é muito importante que todas as pessoas possam acessar o seu site através da plataforma mobile.
O que é um site responsivo?
O site responsivo é o site que tem a capacidade de adaptar seu layout e suas funcionalidades em diversos tipos de aparelho sem que haja qualquer diferença no desempenho e design do seu site. Dessa forma são ajustados os tamanhos das imagens, textos, links, tudo para cada tipo de tela, seja em um tablet, smartphone ou desktop, o seu site estará sempre bem apresentado e correspondendo perfeitamente aos comandos dos usuários.
Já não é tão comum você acessar um site através do seu telefone celular e ver que o site não está adaptado às dimensões da tela, pois percebeu-se que haveria o crescimento no número de acessos partindo dos usuários dos smartphones a partir do momento em que começaram a se popularizar estes modelos de telefone. Estava se abrindo um mercado na internet e os que se adequaram pegam parte deste público e tem a oportunidade de crescer ainda mais.
Motivos para ter um site responsivo
Melhorar a experiência do usuário
Uma das formas de agradar ao seu usuário é dando a ele o melhor site possível, por isso é recomendada a criação de site responsivo, para que nunca deixe o seu usuário sem uma boa experiência e pequena confiança com seu site.
A maioria dos usuários não têm o conhecimento sobre a responsividade do site, portanto ele acredita que o site bom é aquele que está sempre no ar, rápido, dinâmico, bonito e que sirva tanto para desktop quanto para smartphone e outros dispositivos móveis. Portanto quando seu site não é responsivo, gera uma impressão de insatisfação no leitor, o que não contribui com uma boa experiência, por isso é ideal que seu site seja responsivo, pois com a satisfação do leitor ele tende a consumir ainda mais o seu conteúdo.
Aprimoramento dos acessos mobile
O site exclusivo para desktop pode ser considerado um atraso já há alguns anos, isso se deve à popularização do smartphone, com isso as pessoas passaram a acessar qualquer site através do seu celular sem precisar dirigir-se a um computador nem nada do tipo, portanto o processo tornou-se muito mais dinâmico desde a popularização do celular.
Segundo dados de pesquisa em todo o mundo, foi constatado que os acessos via smartphones são a maioria correspondente a 53,3%, seguidos por 44% de desktops e laptops, 2,7% dos acessos partem de tablets e os 0,07% restantes são de outras formas de acesso. Imagine que seu site não seja responsivo, ele ficaria disponível no máximo apenas para 46,7% dos acessos.
Atendimento ao Mobile First Index
O Google tem predileções para indexar sites, um desses critérios é a responsividade do site, isso acontece por conta da quantidade de acessos que são feitos a partir de smartphones, para que os usuários da plataforma estejam sempre satisfeitos é importante que o site funcione bem nas telas que mais acessam conteúdo, para que isso aconteça o site deve ser responsivo.
Essa prioridade para sites responsivos se tornou pública em 2018 quando o próprio Google anunciou que todos os sites indexados terão de ser responsivos, esse critério foi chamado de Mobile First Index.
Com a adesão dessa prática, o Google passou a levar mais confiança para os seus usuários, pois antes disso eram comuns as confusões de conteúdos em sites acessados em smartphones e desktops, era comum o mau desempenho dos sites em smartphones, entre diversos outros transtornos. Para que isso fosse solucionado, o Google decidiu por extinguir os sites que não fossem responsivos, isso foi feito da seguinte maneira: Google anunciou que até março de 2021 era o tempo hábil para que os sites se adequassem à responsividade, os remanescentes do formato antigo (aqueles que não forem responsivos) não aparecem mais nos resultados de busca, limitando cada vez mais o alcance destes sites.
Aumento na velocidade da página
A recomendação do Google é que seu site seja carregado totalmente em até dois segundos, o que não costuma ser algo difícil para sites responsivos, mas para aqueles que não são, é uma tarefa árdua. Chega a ser algo covarde você exigir que um site de desktop seja carregado em menos de dois segundos em um smartphone, para que ele seja totalmente carregado demandará um pouco mais de tempo.
Por motivações como essa os sites que não apresentam um bom desempenho são facilmente trocados, pois o leitor não vai ficar esperando o seu site carregar quando ele pode recorrer a outro site que lhe ofereça o mesmo tipo de serviço. Além de perder acessos, o Google entende que seu site não apresenta uma boa qualidade no seu desempenho, portanto não irá concentrar muitos esforços para recomendá-lo para cada vez mais pessoas, pois isso não seria benéfico para a plataforma que prioriza uma boa experiência dos seus leitores com os conteúdos disponibilizados.
Diminuição na rejeição
Quando você dispõe de um site responsivo são menores as chances de um leitor acessar seu endereço e sair sem fazer qualquer interação em seu site. A interação com seu site é algo que está ligado diretamente à experiência do usuário, quanto maior for a interação dele com seu site, melhor será a experiência dele, e vice-versa.
Quando um visitante acessa o seu site, a plataforma compreende que seu site é interessante para aquele usuário, mas quando ele fecha o seu link pouco tempo depois de abri-lo e sem fazer nenhuma interação, a plataforma compreende que seu site peca na qualidade de conteúdo ou de hospedagem, por isso é interessante ter um site responsivo com uma boa hospedagem de site, para que seu site não demore para responder aos comandos dos leitores e proporcione uma boa experiência para eles.
Aumento de leads
A geração de leads depende exclusivamente da vontade do leitor, mas isso não significa que você não possa ajudar nisso.
Você pode motivar a geração de leads em seu site através de compartilhamentos em redes sociais para atrair não apenas leads mas também um bom engajamento, e também através de um bom site, e principalmente uma landing page bem feita, simples e convidativa. Esses fatores são benéficos por conta da confiança do leitor, a partir dessa confiança você tem a possibilidade de fazer com que esse leitor se cadastre no seu site, passando a imagem de que seu site é relevante e tem qualidade para o Google.
Aumento de vendas
Com o aumento na quantidade de acessos na internet partindo de dispositivos móveis, não é difícil compreender que as vendas também aumentaram com isso. Como vimos anteriormente, os dispositivos móveis correspondem a praticamente metade dos acessos à internet, portanto qualquer site que não seja responsivo estará perdendo metade dos seus acessos na largada, o que não é bom para nenhum site, ainda mais um site de vendas.
O aumento das compras online foi ainda maior durante o período de isolamento vivido em todo o planeta desde 2020. Com isso o e-commerce passou a ser muito mais explorado e muito mais evoluído nos últimos dois anos. Isso tudo com acessos vindos da maior parte de dispositivos móveis, o que reforça ainda mais a ideia de que o site responsivo é o melhor caminho para você que quer criar seu site.
Engajamento com redes sociais
Outro segmento que cresceu de maneira exorbitante nos últimos anos foi o de redes sociais, atualmente existem várias redes, cada uma com seu segmento específico, público específico, ferramentas diferentes, imagens diferentes perante ao público geral, entre outras coisas.
Uma forma que destaca as redes sociais é a possibilidade de compartilhamento de conteúdo do seu site com links nas redes sociais através de um conteúdo original. Essa prática é conhecida como “marketing de conteúdo”, e ele serve para chegar até o seu consumidor final através da diversão e descontração, você promove seu conteúdo para seu público-alvo esperando que ele interaja com suas redes sociais e seu site, isso pode te trazer leads e clientes no futuro.
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