Aumentar as vendas e reter clientes são alguns dos grandes desejos de todos os empreendedores do país. Embora pareçam simples, atingir esses objetivos não é tão fácil assim.
Por isso, muitos se questionam como se destacar entre a concorrência, ainda mais as lojas online. Isso porque a variedade de opções de empresas, lojas e serviços disponíveis na internet é imensa.
É neste ponto que muitos empreendedores têm o primeiro contato com o marketing digital, uma solução que dá mais visibilidade para as marcas e como consequência, mais vendas, lucro e destaque no mercado.
O marketing digital nada mais é do que ações de comunicação que uma empresa pode realizar por meio da internet para conseguir divulgar seus produtos e fortalecer sua marca, além de expandir sua carteira de clientes.
Em um momento como o atual, as empresas estão cada vez mais utilizando técnicas do marketing digital para se tornarem bem-sucedidas. Portanto, entenda como usar essa estratégia para aumentar as vendas da sua empresa.
Como usar o marketing digital para vendas ?
Marketing digital é um conjunto de técnicas, o qual tem o poder de trazer benefícios incomparáveis para as marcas. Essa estratégia pode alavancar o sucesso da empresa na internet, isso é fato.
Dentre uma das técnicas mais conhecidas dessa estratégia está o marketing de conteúdo, que se dá pela criação de conteúdo para o site da empresa.
Essa ação é essencial para engajar os clientes já existentes e atrair novos consumidores, além de desenvolver uma imagem positiva da marca a longo prazo.
O Marketing de conteúdo também é importante para a empresa em relação a sua concorrência criando vantagem competitiva através dos produtos ou serviços oferecidos, sendo assim uma estratégia eficiente para vendas mais fáceis.
Seja ativo nas redes sociais
Segundo um relatório recente da We Are Social, cerca de 3.8 milhões de pessoas no mundo têm uma conta em ao menos um canal de mídia social. Sendo o Facebook um dos maiores detentores de usuários com aproximadamente 120 milhões de contas abertas somente no Brasil.
Esses números mostrados sugerem a amplitude de alcance de um bom trabalho junto às redes sociais para estimular os seguidores a visualizarem os conteúdos postados na página da empresa.
A otimização de recursos e criar ações com bons resultados é fundamental para criar autoridade da marca e atingir novos consumidores e as redes sociais podem ajudar nesse processo.
Segundo a MarketingSherpa, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem as marcas que mais se identificam nas redes sociais. Além disso, todas as faixas etárias apresentam porcentagens acima dos 70%.
Outro fato curioso sobre o tema é que o Brasil é responsável por aproximadamente 10% do tempo gasto em redes sociais no mundo todo, ficando atrás somente dos Estado Unidos de acordo com a ComScore.
Com o avanço da tecnologia, a facilidade de acesso a internet, as redes sociais são uma oportunidade de conquistar o público-alvo por meio de conteúdos de qualidade, informação e interatividade.
Revise seu público alvo
Um dos principais objetivos para aumentar as vendas online é conhecer seu cliente. Entender o perfil de quem compra seu produto é um dos fatores para uma empresa de sucesso.
Com isso em mente, será possível criar conteúdos adequados para cada perfil e traçar estratégias que envolvam os possíveis clientes da empresa. Para isso é necessário coletar dados até encontrar um padrão de característica de um cliente ideal, ou seja, fazer uma persona.
Faça um planejamento estratégico
Nesse moMento de crise muitas empresas se lançaram no universo da divulgação online sem muita estrutura por se tratar de uma questão de necessidade e sobrevivência em meio a tantas turbulências e dificuldades econômicas.
O marketing digital hoje em dia é um ambiente extremamente profissional e aumentar as vendas online requer um planejamento estratégico, para isso a montagem de um plano de marketing digital é essencial.
Atualmente o ativo mais importante do mundo é a atenção das pessoas, por isso, é necessário investir em ter uma presença de destaque em páginas de respostas das ferramentas de busca como o Google ou então nas principais redes sociais.
Nas ferramentas de busca como o Google a solução é usar as técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições nos resultados orgânicos, não pagos, das páginas de respostas a pesquisas feitas no buscador.
Esteja presente em marketplaces
Um outro ponto de aumentar as vendas de lojas online é utilizar os marketplace, um modelo de negócio que consiste em colocar os produtos e grandes sites que servem como vitrine atraindo bons números de compradores.
O marketplace muitas vezes confundido com o e-commerce utiliza a internet como centro de vendas, a grande diferença em relação ao e-commerce é a proposta de oferecer produtos de várias outras organizações.
Segundo uma pesquisa disponibilizada pela Precifica, entre setembro e dezembro de 2016, o número de empreendedores que vendem os seus produtos em marketplaces cresceu em média de 24%.
Bons números como esse demonstrado, mostraram uma ótima oportunidade para os lojistas criarem fontes de renda utilizando o marketplace como estratégia para exibição da marca e ter alcance a resultados melhores do que o esperado.
Uma maior visibilidade tem como vantagem um retorno de capital maior e mais rápido, mesmo que demore algum tempo a associar o e-commerce a um marketplace e o retorno financeiro tende a ser positivo criando uma melhor experiência para o cliente.
As vantagens não são exclusivas para o empreendedor, os clientes também ganham com essa relação podendo adquirir diversos itens de um mesmo segmento.