O crescimento de marketplace é vigente, mas poucos entendem a relação disso com o marketing digital e as vantagens do marketplace!
Há alguns anos a internet foi ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros e das pessoas em todo o planeta, isso foi muito acelerado por conta da popularização do smartphone e os próprios avanços na tecnologia e acessibilidade da internet.
Como a internet é um conceito muito amplo e abrangente, podemos considerar que vários segmentos cresceram, deixaram de existir, surgiram mais tarde, entre outras coisas.
Focando no e-commerce, é um segmento que cresceu muito junto com o desenvolvimento e popularização da internet, não bastasse este crescimento natural, o vigente período de isolamento contribuiu para o desenvolvimento muito considerável e em um tempo relativamente curto, e incluído no e-commerce encontramos o marketplace.
O que é marketplace?
O marketplace é uma vertente do comércio, tanto em lojas físicas como em plataformas eletrônicas (popularmente conhecido como e-commerce), essa vertente é específica nos modelos de loja virtual, o marketplace diz respeito a um único site que reúne um número considerável de comerciantes que disponibilizam os seus produtos, na maioria das vezes, para o consumidor final.
O marketplace é muito conhecido na internet, mas não é apenas na internet que existe este modelo de vendas. Podemos considerar qualquer conglomerado de comerciantes independentes como um marketplace. Shoppings centers, feiras livres, entre outras organizações que reúnem diversos comerciantes independentes no mesmo local com a finalidade de venderem seus produtos.
Vantagens do marketplace
Como todo segmento de vendas, existem suas vantagens e desvantagens tanto para comerciantes como para consumidores, e o marketplace não é diferente.
Visibilidade
Não é comum conhecermos grandes comerciantes quando usamos o referencial de presença nacional, a maioria gigantesca dos comerciantes possuem comércios médios e pequenos, e é justamente para esses comerciantes que é importante o marketplace.
Por vezes o pequeno e o médio comerciante têm a ambição de atingir vendas em âmbitos maiores do que sua loja sem a internet, e o marketplace facilita a chegada do público aos seus produtos.
Por exemplo, é muito mais provável que o cliente encontre o seu produto através de um marketplace do que através do nome da sua loja, pois o marketing digital dos sites de marketplace é muito mais forte que a marca de um pequeno comerciante, sem qualquer tipo de menosprezo.
Custos e retornos
Por conta da grande quantidade de comerciantes nos sites de marketplace, é evidente que os custos com propaganda e marketing são reduzidos. Os valores de exposição e espaço são negociados diretamente entre a plataforma de marketplace e o comerciante.
Considerando os custos de hospedagem de site, marketing digital, manutenção de sites, marketing de conteúdo, entre outros fatores que os custos são de responsabilidade apenas da plataforma de marketplace, a margem de lucro é mais alta do que em qualquer outro modelo, pois a plataforma pode cobrar uma comissão dos lojistas por produtos vendidos, entre outras coisas, mas novamente, esses valores são pré-estabelecidos entre plataforma e lojista.
Aumento das vendas
A ideia de marketplace faz uso de uma audiência maior, as plataformas de marketplace geralmente agregam diversos segmentos de comércios, por serem tão abrangentes e abrigarem tantos comerciantes, o espaço conseguido pela plataforma de marketplace é muito grande. Por essa grande exposição, os lojistas fazem uso desse alcance elevado para ampliar sua gama de clientes.
No Brasil, a audiência dos maiores marketplaces costuma interagir com cerca de quarenta milhões de visitantes, esse número apenas evidencia a grande vitrine que são as plataformas de marketplace no Brasil.
Search Engine Optimization (SEO)
As estratégias de SEO estão se popularizando cada dia mais. O SEO trata-se de um conjunto de recomendações que você pode implantar no seu site para que você esteja de acordo com as métricas que o Google acredita serem fundamentais para a classificação de um bom site. A aplicação dessas métricas é conhecida como otimização Google, e tem o objetivo de deixar seu site de acordo com o que o Google recomenda para dar alcance ao seu site, isso pode fazer com que o Google entenda seu conteúdo como algo bem feito e relevante, com isso a própria plataforma pode ajudar a promover o seu site, fazendo com que ele possa chegar até o topo dos resultados de pesquisas do Google, isso caso a plataforma julgue que seu site tenha merecimento para tal.
Para a sua loja é muito importante que tenha as estratégias de SEO alinhadas, pois através das buscas por palavras chave você pode saltar muitos concorrentes com seu anúncio, você irá aproveitar as estratégias de otimização e a popularidade da plataforma de marketplace que você está inserido.
Público abrangente
Por marketplaces se caracterizarem como “sites que vendem tudo”, isso diz para o consumidor que a plataforma é abrangente e abriga comerciantes de diversos segmentos. Por este motivo, o público que chega ao marketplace também é bem variado, pois quando se tem a imagem de que em determinado site “se vende de tudo”, é natural pensarmos que os consumidores deste site são “pessoas de todos os tipos”.
O fato de terem muitos segmentos no site, é fundamental para atraírem muitas visitas, isso é muito importante para a credibilidade do próprio site, pois o site pode aumentar valores de comissão, atrair cada vez mais vendedores, entre outros vários fatores benéficos.
Desvantagens do marketplace
Por conta de vários benefícios, é como todos os outros segmentos do marketing, não existem apenas benefícios, mas os clientes avaliam as melhores oportunidades para o seu negócio.
Dependência do marketplace
Como escrito repetidas vezes anteriormente, as grandes plataformas de marketplace construíram uma fama por seus serviços prestados e avaliação de clientes, mas é importante lembrar que nunca é a plataforma que vendeu seu produto, mas sim você vendeu o seu produto com o auxílio da plataforma, mas poucas pessoas fazem essa desassociação.
Por conta dessa associação à marca do marketplace, é muito comum ouvir expressões de consumidores destes sites como “Comprei na ‘loja x’”, mas isso não é verdade. O fato é que o cliente comprou o seu produto através da plataforma “loja x”, pois essa “loja” em questão não vende nada, ela fornece o espaço para que você comerciante anuncie seus produtos na plataforma.
Por esse motivo, além da marca do site de marketplace aparecer mais do que a sua loja, ela percebe que tem você “na mão” devido ao fornecimento de acessos ao seu site e seus produtos. Por esse motivo já foram relatados casos de cobranças de comissões altas para você comerciante, e por vezes você se encontra refém do marketplace e acaba pagando estes altos valores.
Esse fenômeno popular é muito ruim para você comerciante do marketplace, pois é raro você ser lembrado como um vendedor dentro do site, a lembrança é sempre do site, e nesse processo a sua marca fica em segundo plano.
Como prosseguir com isso?
Para casos como este não existem fórmulas perfeitas que ditam a maneira como agir de forma que evite prejuízos e outras coisas. A verdade é que tudo depende de você comerciante.
Para lidar da melhor forma nestes casos, é fundamental que você saiba exatamente os impactos que essa plataforma de marketplace tem sobre seu site, o que ela gera na questão de número de vendas, propaganda, entre outros atributos.
Com os impactos do marketplace sobre sua loja em mãos, fica mais fácil lidar com esse tipo de situação. Você deve avaliar o que será melhor para a sua empresa, se for melhor aceitar as taxas mais altas e continuar usufruindo da ferramenta, que assim seja, mas também pode ser melhor trocar de ferramenta, aí seriam mais estudos e projeções de vendas e impacto. Fato é que a decisão final é do comerciante, e ela pode ser boa ou ruim para a sua empresa em vários aspectos, por isso não é algo simples de se recomendar.
Precisando de Marketing de Conteúdo?
Precisando de conteúdo para seu site? A Projeto Web é uma empresa especialista em criação de site e marketing de conteúdo. Solicite um orçamento de site.